sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Cosméticos e Perfumaria: Setor de perfumaria mantém sua posição de essencial entre os brasileiros


De acordo com uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), mais de 65% da população brasileira considera que cuidar da aparência é uma questão de necessidade e não só de luxo. Isso aponta a tendência do mercado brasileiro de produtos higiene pessoal, cosméticos e perfumaria, que tem apresentado taxas médias de crescimento de dois dígitos nos últimos anos. 

Entretanto, alguns setores vêm se destacando mais que outros. É o caso dos produtos naturais, que tem o apelo da sustentabilidade – cerca de 89% dos brasileiros se preocupam com a adoção pelas empresas de materiais primas menos agressivas ao meio ambiente – do melhor desempenho de materiais orgânicos e também da capacidade que os mesmos tem em estimular o pequeno produtor que fornece a matéria-prima para as grandes indústrias. 

Outra tendência – não muito boa para a indústria do setor – a produção artesanal de produtos cosméticos e perfumaria. Consumidores atentos aos costumes locais e ao conhecimento de ervas e essências passado pelas gerações entre os familiares estão elaborando suas próprias receitas, aproveitando a grande biodiversidade existente no Brasil. É claro que tal hábito/produção é feita em níveis caseiros, não influenciando sobremaneira a demanda de mercado. Contudo, tal prática, se ganhar espaço entre os consumidores, pode ser perigo para as empresas do setor, que terão que inovar para justificar sua posição perante as produções artesanais.

Analista Responsável: Robson Poleto


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