quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Shopping Centers: Vendas em shoppings retrocedem em 2016


De acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), em 2016 o volume de vendas das lojas em shoppings caiu 3,2% em termos nominais quando comparado a 2015. A entidade destaca que esta é a primeira vez que se registra queda no indicador desde que os números começaram a ser acompanhados, em 2004.

O número de pontos de vendas também encolheu no ano passado – cerca de -12,9% - como resultado da crise econômica e da consequente queda no rendimento da população. Em dezembro de 2016 foram contabilizadas 121,6 mil lojas, o que representa uma redução de 18,1 mil em relação ao mesmo período de 2015, mesmo com a inauguração de 19 novos shoppings em todo o Brasil ao longo do ano.

Esta conjunção resultou em baixa de 30% na contratação de funcionários temporários para o fim do ano. Foram cerca de 96 mil contratados, dos quais projeta-se que 14 mil sejam efetivados após o período das festas. Apesar do momento delicado, a Alshop ressalta que a conjuntura econômica é uma oportunidade para melhores negociações entre lojistas e administradoras dos centros de compras, colaborando para o equilíbrio entre receita e custos de ambos.

Analista Responsável pelo Setor: Robson Poleto



Nenhum comentário:

Postar um comentário