sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Comércio Varejista Geral: Supermercados estão otimistas para 2017


Em 2016 os supermercados sofreram um revés considerável com a crise que abala o Brasil nos últimos anos. A queda real no rendimento das famílias devido a inflação elevada, aumento da taxa de desocupação e a queda no investimento das empresas são fatores que levaram as vendas a níveis bastante inferiores ao observado em anos regulares. Contudo, as perspectivas para 2017 são otimistas, baseadas na expectativa de estabilização do processo recessivo em curso.

 De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), o primeiro semestre deste ano foi muito ruim, o que deve colaborar para alcançar números positivos no mesmo período do ano que vem – sendo a base de comparação muito baixa, é possível obter crescimento a partir de pequenas ações de incentivo ao consumo. Mas é consenso no setor de que apesar do expectativa positiva, não se espera grandes números em termos de venda. Segundo João Senzovo Neto, presidente eleito da associação para 2017-2018, “não prevemos redução, mas também não acreditamos em forte crescimento enquanto não se retomar investimentos, renda e consumo”.

A expectativa é de que o arrefecimento da inflação dê fôlego aos consumidores, principalmente em itens básicos da cesta de consumo. A alta de alguns produtos alimentícios essenciais para os brasileiros, como o feijão, deve se reverter em 2017, colaborando para que, no geral, as vendas do setor supermercadista retome uma tendência positiva de crescimento.

Analista Responsável pelo Setor: Robson Poleto

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