No último dia 20 a Petrobras anunciou o seu plano de investimentos para o período de 2017-20, onde diversas medidas foram anunciadas, como a saída da empresa do mercado de fertilizantes. A saída deverá preocupar diversos players do setor de agropecuária, mas na verdade isso pode trazer uma nova perspectiva de melhora no médio/longo prazo.
A Petrobras é a principal produtora de fertilizantes derivados de nitrogênio, que envolve a utilização de insumos como o petróleo na produção. Porém, desde o início da sua crise financeira, a empresa passou a ter dificuldades de manter o planejamento para a construção de novas fábricas, chegando a cancelar alguns projetos, o que dificulta ainda mais a situação do setor. Com a venda da participação é esperado que a iniciativa privada consiga retomar alguns investimentos e até mesmo aumentar a quantidade de projetos, tendo em vista o gigantesco potencial existente na área de fertilizantes. Essa saída pode incentivar até mesmo empresas de outros tipos de fertilizantes, como no caso de potássio e fósforo, a aumentar a produção interna.
Assim, apesar do temor que é gerado com este anúncio de saída da Petrobras do mercado de fertilizantes, dado a grande participação da mesma na produção interna do setor, a mudança poderá trazer um novo fôlego para o setor privado, com inovações e ampliação da produção de fertilizantes no País.
Analista Responsável pelo Setor: Ricardo Quirino
Nenhum comentário:
Postar um comentário