A Petrobras anunciou dia 20 que deverá sair do mercado de biodiesel, haja vista a necessidade de reestruturação financeira e operacional da empresa. Se por um lado, existe um forte temor de que esta operação poderá atrasar o desenvolvimento do setor de biodiesel, que somente recentemente passou a operar mais ativamente dentro do mercado de combustíveis, por outro lado, a medida pode se tornar uma grande oportunidade para o setor.
Atualmente, a Petrobras encontra-se bem menos ativa e sem tanto fôlego financeiro para dar continuidade aos projetos na área de biodiesel, e que ainda necessitará de ampliação da produção para atender o aumento de mistura do biodiesel no diesel mineral prevista até 2020.
Com as vendas das operações, é possível não somente que a iniciativa privada assuma a questão do gerenciamento mais eficiente das operações, mas também assuma a gestão dos novos investimentos, já que a estatal dificilmente terá condições de fazer.
Assim, mesmo com o temor de que o setor seja prejudicado é esperado o inverso, que no curto/médio prazo as operações tendam a ser expandidas e melhoradas.
Analista Responsável pelo Setor: Ricardo Quirino
Nenhum comentário:
Postar um comentário