O mercado de produtos de beleza tem se apresentado como um dos mais promissores na economia brasileira desde o início dos anos 2000. Isso se comprova pelo crescimento anual médio do faturamento do setor, que desde 2001 se mantém próximo 10%. O número de Microempreendedores Individuais (MEI’s) formalizados nos mais diversos segmentos (clínicas de estética, salões de beleza, etc.) é um exemplo desse crescimento, somando 482 mil empreendedores no setor em 2015 – mais de 6 vezes a quantidade registrada em 2010.
Em comparação ao mercado mundial o Brasil também se destaca, com crescimento médio de 12,4% ao ano no PIB setorial entre 2008 e 2012 (contra 4,1% no resto do mundo). Entre os segmentos que despontam esta o mercado de esmaltes, onde o país é o segundo maior no ranking mundial para unhas decoradas ou prontas,atrás apenas dos Estados Unidos. Com isso, grandes marcas mundiais estão se instalando no Brasil para aproveitar esse nicho de mercado em franca expansão – atualmente são mais de 50 marcas de esmalte atuando no País.
Além desses números, o mercado de perfumaria e cosméticos para homens também é outro grande atrativo. Diante do avanço contínuo das vendas de produtos dedicados ao público masculino, as grandes fabricantes do setor estão investindo alto em P&D, buscando se diferenciar no mercado e atender as diferentes demandas – produtos para cabelo, barba, hidratantes, entre outros. Estas são algumas tendências que devem permanecer no curto e médio prazo, colaborando para que o segmento de perfumaria e cosméticos mantenha seu nível de crescimento na casa dos dois dígitos.
Analista Responsável pelo Setor: Robson Poleto
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