O mercado Norte-Americano, um dos maiores mercados e de mais difícil penetração no planeta, especialmente em mercados agrícolas, voltará a importar carne bovina in natura brasileira. As tratativas para a reabertura do mercado Norte-Americano para a entrada de carne bovina in natura brasileira estão em andamento desde 1999, época do fechamento do mesmo devido a problemas com a febre aftosa no Brasil.
A abertura só mostra o momento favorável para exportação da indústria brasileira de carnes, considerado o melhor da história em termos de abertura comercial. Desde a abertura comercial efetuada nos anos 90, nunca o setor de carnes teve tanta abertura em mercados internacionais como hoje, incluindo mercados mais exigentes como o de países do Oriente Médio e agora os Estados Unidos. Também, é esperada a expansão para mercados asiáticos e maiores investidas para ampliar as exportações para Europa.
Assim, é esperado que o faturamento do setor seja ampliado e seja auferido ganho significativo com essa abertura. Só em termos de receita de balança comercial é esperado aumento de US$ 900 milhões.
Analista Responsável pelo Setor: Ricardo Quirino
Nenhum comentário:
Postar um comentário