segunda-feira, 20 de junho de 2016

Combustíveis Distribuição: Estratégias distantas: Ipiranga compra ALE de olho na liderança do mercado, enquanto BR Distribuidora luta por rentabilidade.



Foi anunciado que a Ipiranga, do Grupo Ultrapar adquiriu, em sua totalidade, o controle Alesat Combustíveis e dos ativos que integram a sua operação (ALE). O valor global da transação totaliza R$ 2,168 bilhões. Até o posicionamento do Cade, as companhias manterão as suas operações totalmente separadas e seguirão atuando como concorrentes efetivas.

Este movimento tem como objetivo principal acelerar o ritmo de crescimento das vendas de combustíveis da Ipiranga para abocanhar uma fatia maior do market share do mercado de vendas de combustíveis, principalmente no Nordeste onde a Ale tem forte presença, em um momento onde seu principal concorrente e líder de mercado, a Petrobras considera abrir mão de parte do controle da BR Distribuidora (sua subsidiária responsável pela comercialização de combustíveis) como forma de reduzir o tamanho de sua dívida em detrimento de sua proposta de manutenção de sua condição de liderança neste mercado.

Além disso, a expectativa da Ipiranga é de que, com a aquisição Ale, a rede ganhe mais força no segmento de lojas de conveniência (setor este que a Ipiranga já é líder), que tem crescido na contramão da retração do comércio.

De acordo com dados do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) a Ipiranga pode abocanhar uma fatia adicional de 4,3% do mercado de vendas de combustíveis com a incorporação da Ale. Com isso, a distribuidora do Grupo Ultra aumentaria seu market share se consolidando como a vice líder do mercado.

jjhjg
Market Share antes da Aquisição   Market Share depois da Aquisição



Fonte: Sindicom, ANP, Abegás

Analista Responsável pelo Setor: Felipe Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário