sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Varejo: Crise modifica perfil do consumidor no varejo


Já é possível constatar os reflexos da crise econômica no perfil de compra dos brasileiros. A pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em seu 49º congresso anual, resume os resultados do setor varejista no primeiro semestre de 2015. Os números mostram que, apesar da aparente estabilidade no volume de vendas, o consumidor tem alterado seus hábitos de consumo, o que pode ser encarado com preocupação pelos empresários do setor.

Os brasileiros tem ido menos às compras, com uma média de 2,6 visitas às lojas por família - uma queda de 6% em relação ao mesmo período de 2014. Em relação ao volume médio de compra, as classes A e B foram as mais impactadas, com redução de 7%, enquanto a classe C reduziu a quantidade de itens em 4,5% em média. Um dado interessante é que entre os produtos oferecidos, a categoria Premium apresentou aumento de 3,5% no volume de vendas, comparado com o mesmo período de 2015 – outra prova da mudança no perfil de compra do consumidor.

E válido destacar também a participação dos “Atacarejos” (Cash&Carry) no setor, que aumentaram as vendas em volume e valor na ordem de 8,5% em relação ao ano passado. Nesse sentido, a pesquisa ressalta a importância dos supermercadistas traçarem suas estratégias em conjunto com os fornecedores, pois a competição no setor esta acirrada e demonstra cada vez mais a importância da diferenciação das marcas, produtos e inclusive formatos de lojas (supermercados, atacados, conveniências), visando não só ganhos de escala e escopo, mas também promover uma experiência agradável de compra ao consumidor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário