sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Combustíveis Distribuição – Mesmo no cenário de retração da demanda por combustíveis, Petrobras eleva o preço da gasolina e do dieselhttp://www.lafis.com.br/lafisinstitucional/img/setores/Combustiveis-Distribuicao.jpg


A Petrobras anunciou que realizou reajustes nos preços de venda da gasolina e do diesel nas refinarias. O aumento anunciado para a gasolina foi de 6% e para o diesel, de 4%.  A razão para esta elevação se deposita na recente e aguda alta do Dólar que pressionou os custos da petrolífera, já que a empresa tem grande parte de seus custos atrelados a moeda norte-americana.

O resultante aumento para o consumidor ainda é incerto, uma vez que, o repasse não é homogêneo, uma vez que o valor do combustível nas bombas depende das condições concorrenciais e regionais de cada player.

Mesmo que a conjuntura doméstica e internacional não sejam propícias para esta anunciada elevação (uma vez que o preço internacional do petróleo se encontra em um baixo patamar histórico e, ao mesmo tempo a economia interna e a demanda agregada nacional se encontram em um momento de franca retração), este aumento se faz como condição necessária para a saúde financeira da Petrobras já que a empresa viu seu valor de mercado e seu lucro se reduzirem drasticamente (neste último ano de exercício fiscal), após eclodirem os casos de corrupção praticados pela sua alta cúpula. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário