sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Soja: Safras cada vez menos rentáveis


A produção da Soja no Brasil é o grande destaque na safra de grãos desde a década passada, seja devido à posição de destaque na oferta mundial do grão ou dado o grande aumento de produtividade. No entanto, mesmo com esse aumento de produtividade, a produção de soja cada vez mais se torna menos rentável.

Os principais fatores que tornam as safras de soja menos rentáveis são o próprio aumento dos custos na compra de fertilizantes, dado a desvalorização do real, e a queda nos preços internacionais da commodity. A queda nos preços internacionais está fortemente relacionada com o aumento da produção da soja no Brasil e perspectivas positivas da safra Norte-Americana. Outro fator de risco é a instabilidade da economia chinesa – maior comprador de soja brasileira -, que passa por uma transição do seu modelo de crescimento econômico.

Assim, mesmo com o aumento da produção brasileira, o faturamento do setor deverá ficar prejudicado para as safras seguintes a 2016, com o forte risco da produção de soja parar de apresentar taxas positivas de crescimento a partir de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário