segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Transporte Aéreo: Queda na demanda corporativa e desvalorização do Real está mudando o perfil das viagens aéreas


O cenário econômico conjuntural, marcado pela retração econômica  e desvalorização cambial, vem alterando o perfil dos passageiros que utilizam o modal. A desaceleração dos negócios, a necessidade de cortar custos e as incertezas com a economia estão fazendo as empresas a reduzirem as viagens de trabalho. Além do mais, a desvalorização cambial impactou no preço das passagens aéreas de forma a deprimir a demanda aérea (uma vez que a maior parte dos custos do transporte aéreo são dados em Dólar), sobretudo em viagens internacionais.

Tal redinamização da demanda também está alterando a estratégia de atuação das principais companhias aéreas nacionais. Após a TAM anunciar um corte das operações no mercado doméstico neste ano, a aposta é que as demais concorrentes também  façam ajustes para se readequarem à nova relação entre a oferta e a demanda no setor; além disso, na busca por maior rentabilidade, as companhias aéreas estão apostando fortemente na ampliação da classe executiva e reduzindo o espaço mais nobre das aeronaves em viagens internacionais.


Todo este cenário desenhado certamente irá repercutir na receita de voo obtida pelas companhias aéreas. Para 2015 projeta-se que a receita real (descontada a inflação do período) do setor venha a apresentar o menor crescimento da década, sendo necessário dois ou três anos para a dinâmica econômica nacional e regional se refortalecerem , e para que as medidas de corte de custos se traduzam em melhores resultados financeiros das companhias aéreas.

Um comentário:

  1. Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada, até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.

    ResponderExcluir