segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Indústria Cafeeira: Crise sem limites


A indústria cafeeira é um dos setores mais tradicionais e bem sucedido na história da agricultura brasileira, sendo, inclusive, um dos principais motores do crescimento da agroindústria por diversos anos. No entanto, recentemente a cultura passou a enfrentar sérios problemas de rentabilidade, o que vem prejudicando o setor.

O setor vem enfrentando diversos problemas, como o aumento dos custos da produção, dado o encarecimento da mão de obra – observado na agricultura como um todo - , os preços de fertilizantes e da renovação dos  cafezais; outro fator crucial é a proliferação de pragas mais resistentes, como a broca em diversas regiões produtoras do País, como em Minas Gerais.  O setor vem enfrentando diversos problemas climáticos nos últimos dois anos, o que, inclusive, acarretou na quebra do ciclo bianual do café no ano passado. Por fim, um fator mais relacionado com a demanda brasileira por café, que vem se mostrando mais estável mas com uma leve tendência de queda, muito em vista a competição de outros tipos de bebidas, como refrigerantes e outros, e mudanças nos costumes de consumo.

Assim, apesar de ser um setor muito importante e dinâmico da agricultura brasileira, o setor vem enfrentando problemas que estão reduzindo consideravelmente a rentabilidade do café. As perspectivas não são muito boas, especialmente em termos do aumento de custos envolvendo fertilizantes – com a tendência de desvalorização do real, que encarecerá ainda mais a importação dos mesmos - , das flutuações do clima e da demanda interna mais contida.

Portanto, o faturamento do setor deverá continuar enfrentando limitações, e até mesmo cair em alguns anos posteriores à 2015. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário