sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Indústria Farmacêutica: boas notícias em julho para a indústria farmacêutica


O Official Journal of the European Union publicou o reconhecimento da equivalência do controle brasileiro ao padrão europeu aplicado a insumos farmacêuticos. Com isso, fica reconhecido que a regulação estabelecida pela Anvisa, os procedimentos empregados pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), bem como os controles e ações de verificação de cumprimento aplicáveis no Brasil atingem nível de proteção equivalente ao adotado pela União Europeia.  Assim, o Brasil foi oficialmente incluído na lista de países com equivalência nos controles de insumos farmacêuticos.

Além disso, a Anvisa concedeu o registro para o medicamento Radioglic – Fludesoxiglicose (18F) – fabricado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear/CDTN, o qual é o primeiro medicamento da categoria de radiofármacos pronto para o uso registrado pela Anvisa desde a publicação em 2009 da norma que dispõe sobre o registro desses produtos.

Essas duas notícias mostram que o processo de inserção tecnológica internacional da indústria farmacêutica brasileira está em andamento. O reconhecimento da União Europeia do processo de equivalência no Brasil cria a oportunidade dos laboratórios nacionais especializados em genéricos conquistarem clientes que exigem os mesmos parâmetros de qualidade que há no mercado interno. É muito provável que multinacionais (Pfizer, por exemplo) do setor que investiram em genéricos, cogitem a possibilidade de exportar medicamentos brasileiros para a Europa.


Por fim, a criação de um radiofármaco nacional é o primeiro passo para o Brasil criar capacidades técnicas numa área que é permeada por importações, ou seja, é um traço de substituição de importações do setor, porém, tal medicamento conta por enquanto com a proteção do sistema público de saúde para ser vendido (as compras do SUS possuem preferências por mercadorias manufaturadas nacionalmente), algo que seria obstaculizado pelos medicamentos radioativos canadenses, os quais oferecem uma concorrência cerrada nesse nicho de mercado. 

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