terça-feira, 7 de julho de 2015

Carnes: Estados Unidos finalmente confirma abertura do mercado à carne brasileira


O Governo Norte-Americano confirmou o que era aguardado, ansiosamente, pelo setor de carne bovina desde o ano de 2013: A liberação da entrada de carne bovina brasileira no mercado Norte-Americano.  O mercado se encontrava fechado para a entrada de carne bovina brasileira desde o ano de 2000, dado uma suspeita de febre aftosa.

O tipo de carne que será exportado é o in natura (Não congelado e não processado), que não é voltado para a venda direta para o varejo, mas sim, carne que é diretamente voltada para a fabricação de hambúrgueres e derivados nos Estados Unidos. A carne in natura brasileira que poderia ser vendida diretamente ao consumidor norte-americano  ainda é considerada como de baixa qualidade pelas autoridades do país. As exportações deverão começar a ocorrer em setembro de 2015.


Assim, o Brasil acessa um dos mercados mais rentáveis e consumistas de carne bovina do mundo. No total, 14 estados do país estão habilitados à exportar para os EUA. A expectativa, de especialistas e estudos, é que  os embarques de carne bovina para os Estados Unidos recebam um acréscimo acima de 15 mil toneladas por ano.  Hoje o Brasil exporta quase 22 mil toneladas, fazendo com que as exportações quase que dobrem devido a esta  abertura. Assim, o impacto dessa medida é expressivo, impactando (positivamente) o faturamento do setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário