A fabricante de cosméticos, Natura, inaugura um novo centro de
armazenamento na cidade de Itupeva, em São Paulo, com objetivo de melhorar a
eficiência da distribuição de seus produtos. O hub, como é chamada a estrutura
que tem como finalidade a estocagem de produtos oriundos da indústria, e que
serão posteriormente enviados aos centros de distribuição, é considerado o
maior em capacidade de armazenagem e distribuição de cosméticos da América
Latina. Isso porque, nos seus 35 mil m² de área construída, o espaço tem
capacidade para 90 mil pallets e 3,6
milhões de caixas, e atenderá os oito centros de distribuição no País, além de
abastecer as operações internacionais (localizados no Peru, Argentina,
Colômbia, México, Chile e França).
O empreendimento faz parte de um plano de investimento da empresa, o qual
soma o valor total de R$ 2 bilhões gastos desde 2010, com o objetivo de
estruturar um novo modelo de produção e logística focado na expansão das
operações da fabricante. Para o novo centro, os aportes foram de R$ 73 milhões,
porém valor considera apenas os equipamentos e não toda a infraestrutura do local.
O novo hub permitirá a Natura aumentar a eficiência logística, dando suporte
para aumentar a velocidade de resposta ao aumento da concorrência. Ademais,
torna-se possível à empresa organizar cargas customizadas e fracionadas de
variados produtos, facilitando as operações com as distribuidoras.
Em adicional, apesar de ser um projeto que vêm sendo implantado desde
2010, o investimento torna-se estratégico, dada a conjuntura econômica de
desaceleração da atividade, combinada com o aumento da concorrência. A Natura
vem perdendo participação de mercado para outras empresas que se beneficiam da
distribuição por meio de drogarias e canais do varejo que apresentam maior
crescimento. Assim, o projeto traz um maior nível tecnológico e automatização
das operações, possibilitando que a empresa torne-se mais competitiva e reforce
a sua atuação no mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário