sexta-feira, 13 de março de 2015

Transporte Ferrovário: Construtoras contratadas pela Valec ameaçam parar as obras das estradas de ferro por falta de pagamento



As empresas responsáveis pelas obras de construção de diversas ferrovias alegam que a Valec não repassa a elas, há mais de 60 dias, as faturas que foram emitidas no ano passado. Estas empresas já avisaram que terão de ampliar os cortes de funcionários (que estão sendo feitos desde junho do ano passado) caso a situação não mude, afirmando que elas não possuem mais como se sustentar sem os recebimentos do Governo, já que o acesso ao crédito junto aos bancos públicos também a têm afetado.

As duas Ferrovias, que fazem parte do PAC estão sendo severamente afetadas: o trecho da ferrovia Norte-Sul, (estimado em R$ 3 bilhões); e a ferrovia Oeste Leste (estimada em R$ 4,5 bilhões). Somente a paralisação das obras de construção das Ferrovias Norte-Sul e Oeste-Leste vai causar cerca de nove mil demissões nas próximas semanas, como alegam os responsáveis da obra.

Como já é sabido pelo mercado, o Governo adotou uma política fiscal de contenção dos gastos, o que, invariavelmente levaria há uma redução dos repasses destinados à projetos dessa natureza. No entanto, as empresas responsáveis alegam que estes cortes ocorreram sem nenhum aviso prévio, mais do que isso, a Valec não forneceu qualquer definição sobre quando serão feitos os pagamentos e se as empresas devem ou não continuar as obras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário