sexta-feira, 27 de março de 2015

Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos: Setor cresce 11% em relação ao ano anterior.


Foi divulgado o resultado do setor de HPPC do ano de 2014. Os fabricantes de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos ampliaram o faturamento no ano passado em 11%, chegando a        R$ 101,7 bilhões. O dado revela um forte crescimento da categoria, dada a conjuntura adversa da economia brasileira. Entretanto, já há sinais de leve desaceleração, uma vez que o crescimento dos dois anos anteriores foi na ordem de 15,6% e 11,8% em 2012 e 2013, respectivamente.

 A associação do setor, Abihpec, revela ainda que não há uma perspectiva de vendas definida para 2015, uma vez que o momento na economia é de grande volatilidade. Dada a conjuntura de maior pressão inflacionária, deterioração do mercado de trabalho e uma menor disponibilidade da renda para o consumo, o setor investe na estratégia de promover embalagens menores, para estampar um preço mais apetecível aos olhos do consumidor. Em adicional, não há expectativas definidas de investimento para ampliar a capacidade produtiva nesse ano. A Abihpec lembra que, em 2014, foram inauguradas quatro fábricas de grande porte ­ da Boticário, na Bahia, da Natura, no Pará, da Unilever, em São Paulo, e da Procter & Gamble, no Rio de Janeiro. Os investimentos anuais do setor têm ficado entre R$ 1,2 bilhão e R$ 1,9 bilhão.

Apesar das dificuldades, entre elas a equiparação da tributação da indústria com os agentes distribuidores, medida adotada pelo governo Federal que ocasionará no aumento de preço de alguns itens do setor, e já a alta tributação de alguns produtos, ainda existem boas perspectivas de crescimento, com base, principalmente, pelo fato dos produtos do setor de cosméticos possuírem um apelo emocional, os quais auxiliam a preservar a auto-estima de seus consumidores, fazendo com que seu consumo acabe por ser preservado, mesmo em cenários de piora da economia. Além disso, produtos de higiene pessoal tendem a apresentar em menor grau de queda nas vendas, dado o seu caráter essencial. Ademais, o mix de produtos oferecido, com grande variedade de produtos e nichos de mercado, favorece o setor a ser menos afetado pela conjuntura econômica, apesar dela já ter demonstrado impacto no segmento.      


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