sexta-feira, 27 de março de 2015

Trigo e Derivados: Setor sofrerá com a disparada do câmbio


Com a disparada do dólar nas últimas semanas, o preço do pão e de todos os produtos à base de farinha de trigo deve subir nos primeiros dias de abril, em todo o país. No Rio Grande do Sul, o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria e de Massas Alimentícias e Biscoitos no Estado (Sindipan-RS) estima o reajuste entre 10% e 20%, aplicado também a biscoitos e todos os tipos de massas.

Este reajuste só mostra o quanto o setor é dependente da importação de trigo, se tornando, automaticamente, mais vulnerável às variações na taxa de câmbio. Por isso é fundamental que a produção interna se amplie e atinja novos recordes, tendo em vista a enorme demanda que o setor de trigo enfrenta internamente.

Apesar deste aumento nos preços do trigo, não necessariamente o faturamento será positivamente afetado. Para os moinhos e para a indústria de massas e biscoitos, as perdas costumam ser maiores que os ganhos, já que o preço do insumo principal fica maior, pressionando a margem e expondo o setor a uma possível redução na demanda devido ao aumento dos preços do bem final.


Nenhum comentário:

Postar um comentário