Acaba de ser formalizada a criação de uma nova
associação representante do atacado de autosserviço, também conhecido como
atacarejo. A Abaas (Associação Brasileira do Atacado de Autosserviço) surgiu
com o objetivo de atender a demandas distintas entre os diferentes canais de
comercialização, pautado na discussão que coloca em posição conflitante
atacadistas e representantes do atacarejo.
A divergência ocorre na sugestão da Abad (Associação
Brasileira de Atacadistas e Distribuidores) de tornar obrigatória a
identificação do comprador do atacarejo, com a inclusão do CPF na nota fiscal.
No momento, é permitido ao atacarejo vender sem a identificação, enquanto o
atacado é autorizado vender apenas mediante a inscrição do CNPJ do comprador. O
atacado tradicional é favorável à obrigatoriedade da identificação para a
compra no atacarejo, pois acreditam que a falta desta acarreta em redução do
faturamento dos atacadistas.
Dessa forma, a nova associação foi criada com o
objetivo do segmento de autosserviço ganhar maior representatividade, e será
composta por nove redes, sendo essas: Assaí, Atacadão, Makro, MartMinas, Maxxi,
Roldão, Spani, Tenda e Villeforte. O movimento de criação da Abaas, reforça a
importância que o atacarejo vem ganhando ao longo dos anos, o qual deve faturar
R$ 47 bilhões em 2014, além de empregar 70 mil funcionários e composto por 400
lojas.
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