sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Embalagens: Embalagens ajudam a combater o desperdício



Segundo estudo da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), 1,3 bilhões de toneladas de alimentos são desperdiçados a cada ano no mundo. Aqui no Brasil, o setor de embalagens tem papel fundamental para se evitar tais desperdícios. Assim, as embalagens auxiliam na melhoria da qualidade dos produtos, principalmente do segmento de hortifruti, e tem ajudado a combater o desperdício e a perda de valor de tais produtos. 


A escolha por uma embalagem mais acertada representa não somente a eliminação de perdas, mas também uma oportunidade para o crescimento dos negócios do mercado de hortifrutícolas, proporcionando ganhos na estocagem e no transporte. Nos últimos anos, a melhoria das embalagens tem sido importante para a expansão das exportações de frutas, pois há uma forte relação entre ampliação das exportações destes produtos e a tecnologia aplicada nas embalagens para este segmento no País.

Para que não ocorram desperdícios, é importante que se faça uso de uma embalagem adequada. No caso das frutas, hortaliças e legumes, costumava-se utilizar caixas de madeiras para o transporte destes, porém, por consequência das perdas que ocorriam, estas estão sendo substituídas por caixa de papelão ondulado. Tal movimento, ajuda a explicar a queda no índice de produção de embalagens e artefatos de madeira, que no acumulado até junho deste ano, caiu 22,4% frente ao mesmo período do ano anterior.

De modo geral, o maior desafio para uma embalagem, na opinião de Gabriella Michelucci (diretora da divisão de embalagens de papelão ondulado da Klabin), é que ela seja competitiva, resistente e que atenda a necessidade do mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário