sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Indústria Farmacêutica: Ministério lança regras para parcerias no setor da saúde.

http://www.lafis.com.br/lafisinstitucional/relatorio-analise-setorial/Industria-Farmaceutica.asp




O Ministério da Saúde colocou em consulta pública o novo marco regulatório das Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs), formadas entre empresas e laboratórios para a transferência de tecnologia na produção de medicamentos e vacinas. Entre as novidades da portaria estão os prazos para a realização de concorrência entre os laboratórios e empresas e regras mais duras para a transferência de tecnologia.

Nos últimos meses de cada ano, o governo publicará lista com insumos considerados estratégicos para a rede pública de saúde. As empresas terão até abril do ano seguinte para apresentar projetos de parceria com os laboratórios. Outra mudança que deverá constar da portaria prevê o início da compra dos medicamentos pelo Ministério, o que só se dará após comprovação do início do processo da transferência de tecnologia. Ou seja, as empresas só poderão vender o produto após comprovarem o início da produção nacional. 

Essas medidas recentes adotadas pelo Governo Federal colocam mais rigor na compra de medicamentos pelo SUS, os quais vão atentar-se mais para a produção nacional, que tem capacidade de transferir tecnologia para a economia brasileira no longo prazo. Porém, o aspecto mais importante dessa notícia é a lista de insumos estratégicos, os quais estão mirando possivelmente na repercussão do aumento drástico das importações de fármacos e adjuntos farmoquímicos (insumos farmacêuticos) nos últimos meses. Ao selecionar melhor os insumos para as compras governamentais e condicioná-los a parâmetros mais rigorosos de PDP’s, acredita-se na possibilidade da medida amenizar o déficit nessa área no curto prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário