segunda-feira, 21 de junho de 2010

Veículos Pesados: Prorrogado IPI para bens de capital, tratores, caminhões e veículos leves

Foi anunciado, no dia 16 de junho, pelos ministros da Fazenda e do Desenvolvimento, Guido Mantega e Miguel Jorge, a prorrogação, até dezembro de 2010, da desoneração do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). A alíquota será zero para bens de capital, tratores e caminhões e 4% para veículos comerciais leves. Com essa medida, o governo deixará de arrecadar cerca de R$ 775 milhões nos seis próximos meses.
Tal medida, além de incentivar a recuperação do setor de bens de capital, que apresentou lenta recuperação desde a crise financeira mundial, aliviará possível pressão inflacionária sobre o preço desses produtos, que aumentariam com o fim da isenção do imposto.
Quando programado para terminar em junho, o programa de incentivo do governo através da redução do IPI aqueceu o mercado de veículos pesados. Por exemplo, o número de lincenciamentos de caminhões, segundo dados da Anfavea, no acumulado até maio de 2010, foi de 57,8 mil unidades, resultado 54,3% maior do que o registrado no mesmo período do ano anterior. Em conjunto com as linhas de crédito subsidiadas do BNDES para a aquisição de caminhões e para os chamados implementos rodoviários (carretas), a prorrogação da isenção do IPI poderá incentivar investimentos para a renovação da frota de veículos, tendo em vista o mercado aquecido de veículos pesados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário