segunda-feira, 28 de junho de 2010

Comércio Varejista: Drogaria São Paulo compra a rede Drogão e torna-se a líder do segmento de varejo farmacêutico

Foi anunciada a compra da rede de farmácias Drogão pela Drogaria São Paulo, no dia 22 de junho. Com 254 lojas no país, a rede adquiriu sua concorrente, que possuia 72 lojas e vendas de cerca de R$ 313 milhões. Com essa compra, a rede torna-se a líder do varejo de artigos farmacêuticos. Os valores da transação não foram divulgados. Sabe-se que apenas 25% do total foi pago em dinheiro, com recursos próprios. O restante foi pago em ações da empresa.
Essa aquisição torna a Drogaria São Paulo a líder do segmento de varejo farmacêutico, detendo cerca de 6% do mercado nacional, que ultrapassa os R$ 30 bilhões ao ano. A rede pretende ampliar o faturamento, que em 2009 ficou em torno de R$ 1,7 bilhões. A rede pretende, após essa transação, ampliar suas lojas, principalmente no que se refere a shopping centers, setor que apresentou alto crescimento nos últimos anos. Além disso, farmácias dentro de shoppings não sofrem com a concorrência de outras redes. A rede pretende abrir, até o fim de 2010, mais 34 lojas, distribuídas entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Essa fusão acompanha o forte crescimento que o segmento de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria vem apresentando. O volume de vendas do segmento, no acumulado de abril de 2010, apresentou crescimento de 12,7% ante o mesmo período em 2009. O baixo valor agregado que esses produtos apresentam é um outro elemento benéfico, já que existe uma maior resposta ao rendimento médio da população. O crescimento do setor de cosméticos também impactou nas vendas das farmácias, que vendem esses tipos de produtos e que também respondem positivamente ao aumento do rendimento médio da população. A receita nominal de vendas do segmento, no acumulado do primeiro quadrimestre de 2010, registrou aumento de 17,3%.

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