segunda-feira, 24 de maio de 2010

Transporte Ferroviário:Governo licita 1,6 mil km de ferrovias

No próximo dia 07 de Junho, o Governo Federal licitará 1.670 quilômetros de ferrovias. O projeto engloba a extensão da Ferrovia Norte-Sul, de Ouro Verde (GO) a Estrela d’Oeste (SP) e a construção da Ferrovia Leste-Oeste entre Ilhéus e Barreiras na Bahia.
A Valec – empresa pública de Engenharia, construções e ferrovias, vinculada ao Ministério dos transportes, cuja função é a construção e a exploração de infra-estrutura ferroviária - ficará responsável pelo projeto. Os novos trechos devem possuir modelo de concessão diferente do atual. O novo modelo se baseia na venda do direito de uso da malha ferroviária às companhias, entretanto a Valec continuaria com o controle.
A atual estrutura do modal é insuficiente para atender por completo a demanda potencial. As projeções de crescimento da economia brasileira agravam as perspectivas sobre a ineficiência da atual malha ferroviária. Destarte, frente a esse anúncio, espera-se um menor afogamento dos problemas estruturais do modal, porém, apesar de representar um significativo investimento, o modal ainda necessita de mais aportes para usufruir todo seu potencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário