segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Biodiesel: Governo confirma antecipação de elevação da mistura de biodiesel no diesel


Nesta quinta-feira, dia 09, o governo confirmou a antecipação do aumento do percentual obrigatório da mistura do biodiesel no óleo diesel comercializado em todo o território nacional de março de 2019 para março de 2018. A medida foi aprovada em reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), e, assim, a partir de 1º de março de 2018 o percentual da mistura obrigatória passará de 8% (B8) para 10% (B10). 

A antecipação já vinha sendo discutida pelo Governo desde julho deste ano, quando representantes do setor de biodiesel levaram ao presidente Temer a necessidade de aumentar o percentual da mistura antes de 2019. 

O aumento da mistura obrigatória significa aumento imediato – a partir de 1º de março de 2018 – da demanda por biodiesel, que elevará significativamente a produção e o faturamento do setor a partir do próximo ano. Como a cadeia de produção do biodiesel cruza inevitavelmente com a cadeia de produção da soja e derivados, pois o óleo de soja é a matéria-prima principal do biodiesel, um aumento na demanda de biodiesel afetará diretamente o processamento doméstico de soja e o refino de óleo para biodiesel. 

Outro impacto positivo da antecipação desta medida pelo Governo, é a consequente redução das importações de óleo diesel nos próximos anos.

Especialista do Setor: Beatriz Araujo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário