segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Fertilizantes e Agricultura Geral: Medidas da Opep devem pressionar mercado de fertilizantes e commodities agrícolas


Os mercados de commodities agrícolas e fertilizantes deverão passar por transformações nos próximos meses, tendo em vista um ciclo de redução da produção de petróleo que a OPEP deverá implementar ao longo de 2017. Desde 2008, o bloco não implementava uma medida semelhante a esta, com redução na produção de petróleo.

A crise nos países dependentes da produção de petróleo é o principal motivo da queda na produção do petróleo que a OPEP está começando a implementar, visando subir o preço do mesmo. No entanto, esse aumento deverá pressionar os preços das commodities agrícolas, seja devido ao movimento de valorização que as commodities agrícolas apresentam junto com os movimentos do petróleo ou devido ao encarecimento dos preços de fertilizantes nitrogenados, que são derivados do petróleo. Em ambos os casos, as commodities agrícolas, em especial a soja e milho, deverão ter os preços pressionados para cima. 

Já no caso dos fertilizantes, como já foi citado, os preços da matéria prima  também serão pressionados para cima, o que deverá ser um problema para o setor, que terá que repassar esse aumento para o consumidor final, podendo prejudicar o faturamento do setor de fertilizantes nitrogenados. 

Assim, com esse movimento é esperado que o setor de commodities agrícolas seja mais beneficiado que o setor de fertilizantes, que será obrigado a repassar esse aumento para o consumidor final, enquanto o mercado de commodities deverá ser beneficiado pela valorização das cotações de petróleo nas bolsas de mercadorias e futuro. 

Analista Responsável pelo Setor: Ricardo Quirino



Nenhum comentário:

Postar um comentário