segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Combustíveis – Distribuição: Período de entressafra do etanol e recomposição de margens das distribuidoras deverão ofuscar a redução dos preços da gasolina e do diesel feito pela Petrobras


A Petrobras anunciou recentemente que irá praticar uma redução dos preços da gasolina e do diesel em suas refinarias. Com isso os preços de vendas do diesel e da gasolina para as distribuidoras foram reduzidos em 2,7% e 3,2% respectivamente. Assim, segundo a petroleira, se as referidas reduções anunciadas forem repassadas integralmente pelo postos de combustíveis  aos consumidores, o preço final do diesel poderia recuar 1,8%, ou R$ 0,05 por litro, já o preço final da gasolina poderia cair 1,4%, ou R$ 0,05 por litro.

No entanto, mesmo com este anúncio, muito provavelmente os consumidores da gasolina não sentirão os efeitos positivos em seus bolsos, e a razão disto se dá em virtude da dinâmica oposta do preço do etanol anidro. Somente nestes útimos meses do ano, devido este período ser o início da entressafra da cana-de-açúcar, projeta-se uma elevação de mais de 10% do preço do etanol anidro. Como, atualmente, a mistura permitida por lei da gasolina é composta por 27% de etanol anidro, certamente a elevação de seu preço mais que compensará a redução da gasolina, fazendo com que o preço da gasolina suba ao invés de recuar para o consumidor final.

Além do mais, dada a estreita margem operacional que as distribuidoras operam atualmente, “o repasse da redução do preço da gasolina e do diesel torna-se inviável” alega o Presidente do sindicato que representa os postos de combustíveis no Estado de São Paulo (Sincopetro).

Analista Responsável pelo Setor: Felipe Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário