segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Petróleo: Movimentos da Opep devem pressionar os preços de petróleo


Nas últimas semanas a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) anunciou um corte na produção de petróleo, o que não acontecia desde 2008. O corte era esperado e apesar de ser considerado pequeno, sinaliza a intenção do bloco, aumentar os preços do petróleo, após oito anos de aumento de produção. 

O aumento da produção do petróleo após 2008 contava com um grande objetivo, dificultar o funcionamento das empresas que operavam no mercado de gás de xisto, especialmente nos EUA, onde não existiam grandes grupos atuantes no mercado de xisto, o que as tornavam mais vulneráveis às quedas no preço de petróleo. Porém, os níveis baixos de preços também afetaram países fortemente dependentes da produção do mesmo, como Rússia e especialmente a Venezuela, que acabaram entrando em crise por causa do nível dos preços de petróleo, por isso o bloco decidiu que seria a melhor hora de subir novamente os preços. 

Assim, é esperado para os próximos meses que a produção caia novamente, tendo em vista a necessidade dos produtores, inclusive da própria Arábia Saudita de recuperar a margem de lucro da sua produção. Em termos de mercado brasileiro, isto é uma ótima notícia, especialmente para a Petrobras, que no momento está passando por uma reestruturação, com foco em sua atuação no mercado de petróleo e gás natural. 

Analista Responsável pelo Setor: Ricardo Quirino


Nenhum comentário:

Postar um comentário