segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Laticínios: Permissão para usar o leite em pó na produção do leite pode causar prejuizos


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) instituiu a instrução Normativa 26/2016, que permite a utilização do leite em pó nos laticínios para a produção do leite pasteurizado e do leite longa vida para a área da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), tendo em vista a queda na oferta de leite observada na região. No entanto, a medida pode acabar sendo estendida para todo o país.

O país se encontra em um momento em que a oferta de leite caiu por todo o país, seja devido ao ciclo de queda da produção de leite (Que ocorre a cada 3 anos) ou por causa da seca em diversas regiões do país. Essa queda pressionou os preços para cima e dificultou ainda mais o acesso ao leite em um período de crise, o que acionou o sinal de alerta do Mapa com relação à oferta em todo o país, podendo fazer que o mesmo institua a norma para todo o país, o que deverá reduzir a produção do gado leiteiro em todo País.

Assim, se caso essa instrução seja estendida, é esperado que a produção do gado leiteiro seja reduzida substancialmente, o que deverá impactar ainda mais o faturamento do setor em 2016.

Analista Responsável pelo Setor: Ricardo Quirino

Nenhum comentário:

Postar um comentário