segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Comércio Varejista: E-commerce ganha força na crise


O e-commerce tem mostrado sua força mesmo neste período de recessão econômica. A facilidade em comparar preços e os preços mais baixos em comparação às lojas físicas tem atraído o público, inclusive aquele mais receoso sobre a segurança das compras online. Em paralelo a isso, uma estratégia promocional que vem ganhando força é a utilização de “cupons” para atrair o consumidor.

Um exemplo que une essas duas tendências são os sites de compra coletiva, que tem no Groupon seu representante mais famoso. No auge do modelo – em meados de 2010 – houve um grande fervor no mercado, com pequenas e médias empresas apostando nesse estilo de publicidade barata e que atraía uma demanda considerável. Contudo, foram vários os casos de mau atendimento devido justamente a quantidade de consumidores, o que gerou descontentamento e fez com os sites de compra coletiva repensassem suas estratégias. Hoje, sites como o Groupon estão se especializando cada vez mais em demandas focalizadas, atuando com oferta de “cupons de desconto” ao invés de ofertas baseadas no número de comprados. Isso evita que o comerciante se perca na quantidade, pois consegue ter controle do número de emissões que são feitas nos sites.

O crescimento do e-commerce fez inclusive com que o Carrefour, um dos maiores supermercadistas do país, a relançar seu canal de vendas online – após uma tentativa não bem sucedida em 2012. Segundo Charles Desmartis, CEO do Grupo Carrefour no Brasil, “o início da operação do e-commerce no Brasil reforça a estratégia “omnicanal”. O site brasileiro será baseado na experiência do grupo com as lojas virtuais na França e na Espanha. O foco será nos seguimentos de Casa & Famílias, com venda de eletrônicos, auto, ferramentas, entre outras. A venda de alimentos esta nos planos, mas será posta em operação num segundo momento.

Analista Responsável pelo Setor: Robson Poleto dos Santos

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