terça-feira, 28 de junho de 2016

Indústria Sucroalcooleira: Mudanças nos subsídios de Açúcar na Europa devem afetar mercado internacional


A Europa sempre foi autosuficiente em termos de oferta e  consumo de Açúcar, tendo em vista a boa produção de açúcar advindo da beterraba. No entanto, o bloco está mudando os incentivos para a produção interna, o que poderá mudar drasticamente o mercado internacional de Açúcar.

O mercado exportador internacional de açúcar é bem centralizado em países como Brasil, que é o maior exportador do planeta. A Europa não exporta muito da commodity, tendo em vista que o consumo interno é forte e políticas governamentais de preços mínimos/compras para estoques públicos mantém a produção sob o controle. No entanto, com o fim destes subsídios, o mercado internacional será inundado com o açúcar europeu excedente, o que deverá ter impactos substanciais para a estrutura do mercado internacional do Açúcar, principalmente em termos de preço.

Assim, mesmo com a melhora recente nos preços do Açúcar, esta mudança nos subsídios na Europa deverá ser um balde de água fria para o setor, já que os preços deverão despencar e prejudicar o faturamento do setor sucroalcooleiro.

Analista Responsável pelo Setor: Ricardo Quirino


Nenhum comentário:

Postar um comentário