segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Varejo: Vendas de supermercados caem 1,9% em 2015


A Abras (Associação Brasileira de Supermercados) divulgou no último dia 27/01 os resultados para o setor em 2015. De acordo com a mesma, as vendas tiveram uma queda real de 1,9% em comparação com 2014 – a expectativa anunciada era de 0,3% de retração.

Este resultado demonstra a reação dos consumidores à crise econômica, recompondo suas cestas de consumo e buscando novas alternativas para equilibrar o orçamento familiar. Entre elas esta a migração dos supermercados para os Atacarejos (segmento do Atacado também conhecido como Cash&Carry), onde, na média, encontra-se produtos 15% mais baratos que no varejo tradicional. Além disso, as famílias estão buscando produtos com melhor custo-benefício, buscando diminuir a ida aos centros de compras.

Para 2016, a expectativa da Abras é de continuidade da recessão, com queda de 1,8% em relação às vendas de 2015, justificados principalmente pelo crescimento da taxa de desemprego, elevação da inadimplência e consequente redução da massa salarial disponível na economia.

Analista responsável: Robson Poleto

Nenhum comentário:

Postar um comentário