terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Cosméticos e Higiene Pessoal: “Efeito Batom” não resiste à crise e setor tem queda de 6% em 2015



A queda na renda das famílias, somada às perspectivas negativas para a economia brasileira no curto prazo, foi capaz de sobrepor até mesmo o famoso efeito batom do setor de cosméticos, perfumaria e higiene pessoal em 2015.

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o setor fechou 2015 com retração de 6% nas vendas em relação a 2014. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético (Abihpec), as vendas de produtos do setor somaram R$ 42,7 bilhões no ano passado. Para 2016 é esperada nova retração, estimulada pelo aumento da alíquota de ICMS em 17 estados e também pela manutenção da conjuntura econômica deprimida. A expectativa é que haja aumento de preços na ordem de 5% a 16% devido à nova tributação.

Em períodos de crise, especialistas dizem que os consumidores encontram nos produtos de beleza e cosméticos em geral uma maneira de levantar a autoestima, combatendo o sentimento depressivo que assola os consumidores em anos de recessão econômica. A isso, dá-se o nome de “efeito batom”, que possibilitou que o setor de cosméticos e higiene pessoal não apresentasse crescimento negativo nos últimos 23 anos. 

Analista Responsável: Robson Poleto

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