segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Transporte Aéreo: Cenário de retração da demanda e elevação dos custos compõem cenário delicado ao setor aéreo


O transporte aéreo fechou 2015 com uma pequena expansão na demanda e oferta por viagens nacionais. No entanto, este resultado deve ser visto com certo cuidado, uma vez que não expressam a situação do mercado aéreo por dois fatores:

1º Primeiramente, nos últimos meses do ano anterior, pode-se observar uma redução tanto da demanda, quanto na oferta aérea em razão da mal ambiente econômico vivido. 

2º Dada a desvalorização do Real em relação ao Dólar, isso refletiu numa elevação dos custos operacionais das empresas aéreas (que já estão operando com uma margem reduzida). A saber, importantes insumos do setor como o combustível de aviação, os serviços de manutenção e peças das aeronaves são fixados em Dólar, assim qualquer movimento de valorização da moeda norte-america impacta diretamente no aumento dos custos do setor, reduzindo assim as margens operacionais das companhias aéreas.

Por tais razões, as empresas se encontram num dilema: Qual seria a decisão mais racional a se tomar neste cenário? Aumentar o preço médio das passagens, repassando este aumento dos custos ao consumidor final de forma a recuperar partes da margem operacional perdida, ou absorver elas mesmo esta elevação dos custos na tentativa de frear a queda da demanda por viagens aéreas?

Sabe-se que o ambiente econômico em 2016 não será propício para qualquer aumento das tarifas, mas que, se o câmbio continuar pressionando os custos das empresas, estas serão obrigadas a repassarem ao consumidor, sob a pena de passarem a operar no vermelho caso não o façam.

Analista Responsável: Felipe Souza


Nenhum comentário:

Postar um comentário