segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Agricultura Geral: IBGE prevê primeira queda na safra agrícola desde 2009


O Brasil conta com uma das maiores produções de grãos do planeta, sendo que em algumas culturas o país figura como um dos maiores produtores. No entanto, segundo o IBGE, é esperado uma queda na safra de grãos para 2016, mesmo com o grande aumento de produtividade alcançado nesta década.

O setor com maior produção de grãos de país, a soja, deverá apresentar novo crescimento. Porém, a produção brasileira de grãos é, majoritariamente, composta de soja, arroz e milho, sendo que os dois últimos podem, de acordo com o IBGE, apresentar queda na produção de 2016. O caso mais relevante é o milho, que deverá apresentar queda na área plantada devido a dois anos seguidos de queda nos preços do milho. A queda na produção de milho já ocorre  a mais de três anos, dado a queda nos preços do milho e a forte demanda externa por soja.

Assim, apesar do crescimento da safra da soja, as quedas expressivas na produção do milho e de arroz, ainda que em intensidade menor, deverão impactar negativamente a safra agrícola em 2016. Os impactos serão sentidos no faturamento do setor em geral e no PIB agrícola em 2016.

Analista Responsável pelo Setor: Ricardo Quirino


Nenhum comentário:

Postar um comentário