segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Atacado: Atacado acumula queda de 9,6% na receita bruta em 2015



De acordo com a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), o faturamento bruto do setor atacadista reduziu 8,27% em setembro, comparado com o mesmo mês de 2014. No acumulado até o referido mês, a queda chega a 9,6% em relação a igual período do ano anterior. A crise econômica abalou a confiança do consumidor, bom como seus hábitos de consumo, e diante disso, resta aos atacadistas se “reinventar” para reduzir as perdas.

Os dados do setor mostram que há meses o faturamento do setor atacadista distribuidor vem apresentando retração em comparação a 2014. Com aumento do desemprego e da inflação, somados à redução na renda média das famílias, os consumidores estão revendo suas cestas de consumo e cortando os gastos supérfluos, como lazer, e reduzindo os essenciais, como alimentação. Isso impactou diretamente os tradicionais clientes do atacado, os chamados “transformadores”, como restaurantes, mercearias e outras categorias de consumo de bens e serviços voltados às famílias.

Com esse cenário ruim e a baixa expectativa de recuperação no curto prazo, os atacadistas devem buscar alternativas de manter o consumidor nas lojas, buscando negociações com fornecedores, disponibilizando opções mais econômicas de compra, e apostando nos “Atacarejos”, que tem apresentado crescimento nas vendas por conta dos preços mais baixos para o consumidor final em relação ao setor supermercadista convencional.

Analista Responsável: Robson Poleto

Nenhum comentário:

Postar um comentário