sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Telequipamentos: Isenção fiscal para smartphones é estendida até 2018

http://www.lafis.com.br/lafisinstitucional/relatorio-analise-setorial/Telequipamentos.asp




O governo prorrogou, por quatro anos, a alíquota zero do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) incidentes na venda de computadores e smartphones. Previsto para acabar no fim deste ano, o benefício foi estendido até 31 de dezembro de 2018. 

A medida também abrange dispositivos como tablets, modems e roteadores digitais. De acordo com o Ministério da Fazenda, o governo deixará de arrecadar com a medida R$ 5 bilhões neste ano e R$ 7,5 bilhões no próximo. No entanto, a pasta alega que a renúncia fiscal é mais do que compensada pelo aumento da produção, das vendas e do emprego no setor. 

A renovação dessa medida pelo Governo demonstra-se como uma vantagem para o setor de telequipamentos, o qual está geralmente desguarnecido de benefícios pela legislação em comparação com o setor de informática, onde a legislação fornece vantagens através da Lei de Informática, por exemplo. Dentro do ambiente de intensa concorrência com bens importados, a isenção de PIS/Confins auxilia na fabricação nacional de telequipamentos ao favorecer a inserção de investimentos diretos, conforme a Huawei está demonstrando ao construir instalações de pesquisa e de produção de fibra ótica no nordeste brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário