quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Bancos: Intervenção, concorrência e eficiência


Os dois maiores bancos privados brasileiros - Itaú Unibanco e Bradesco reportaram o resultado do terceiro trimestre de 2012. O primeiro apresentou uma redução do lucro de 13% ante igual período do ano anterior que já tinha apresentado o maior lucro da história. Por sua vez, o Bradesco apresentou um avanço de 1,7%.

Neste sentido, é importante notar que, embora os bancos venham sofrendo com pressões por parte do governo, que tem agido por meio das entidades financeiras públicas para reduzir o preço do crédito ao consumidor final, eles tem conseguido compensar parte das perdas do spread com elevação das tarifas e maior volume de negociações.

Deste modo, vale destacar que, mesmo com os atuais movimentos governamentais de intervenção no setor, o mesmo deve manter os patamares de retorno de períodos anteriores. No entanto, a tendência é de que a concorrência - lembrando que se trata de um mercado altamente concentrado - aumente, o que deve refletir em um maior esforço para elevar a eficiência no setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário