terça-feira, 23 de outubro de 2012

Transporte Aéreo: Governo fará concessão em mais dois aeroportos repetindo a fórmula da primeira rodada


O Governo dará início à nova rodada de concessão dos aeroportos do Galeão (RJ) e Confins (Grande BH). A previsão é que o anúncio oficial seja feito após o término das eleições municipais.

O modelo deverá apresentar poucas modificações em comparação ao utilizado na última rodada. A principal alteração refere-se à exigência de que os participantes comprovem experiência na administração de aeroportos com movimento de pelos menos 30 milhões de passageiros por ano, muito acima dos 5 milhões exigidos no leilão dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília. A nova rodada repetirá alguns pontos contestáveis - como o critério de vencedor, baseado apenas no maior valor de outorga, bem como não haver um plano definido e explícito de melhorias da categoria de transporte de cargas.

O fato é que, com pouco tempo hábil para preparar um novo modelo de concessão (caso o cronograma seja seguido, os novos operadores só assumirão em 2014, com pouco tempo para as intervenções necessárias antes da Copa, por exemplo), optou-se por seguir o modelo clássico ainda imperfeito, que estimula novos investimentos nos aeroportos concedidos (apesar de não haver garantias que tais inversões não encareçam o preço final do serviço), porém não ataca o problema do elevado custo logístico enfretando no transporte de cargas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário