quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Máquinas e Equipamentos: Camex Reduz Alíquota de Máquinas e Equipamentos Importados, Criando Novas Oportunidades e Desafios para o Setor.

Além da perda de competitividade vivida pelo setor nacional de Máquinas e Equipamentos em relação ao setor externo (tanto pela entrada facilitada bens no mercado interno, quanto pelas dificuldades em exportar sua produção em âmbito global), devido às consequenciais do Real sobrevalorizado, o setor terá que readequar suas perspectivas de vendas, sobretudo para o mercado externo, dado as novas diretrizes da política de comércio internacional propostas pela Governo.

No dia 16 de fevereiro, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), por meio da Câmara de Comércio Exterior (Camex) emitiu uma resolução no Diário Oficial da União (válida até 30 de junho de 2012), que reduz para 2 % a alíquota dos impostos de importação de 408 tipos de máquinas e equipamentos.

Mas, os efeitos não são apenas negativos para o setor; com tal resolução, as encomendas de bens de capital advindas do exterior, também, extremamente necessárias para expansão e modernização do setor, serão facilitadas, elevando as oportunidades de novos projetos de investimentos dentro deste. Segundo o MDIC, os investimentos previstos nos projetos beneficiados com a queda do imposto de importação somam US$ 2,1 bilhões. Os maiores investimentos ocorreram nos setores automotivo, gráfico e de bens de capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário