segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Comércio Varejista: Grupo Pão de Açúcar conclui a compra da rede Assai

Foi anunciada, no dia 10 de julho, a compra de 40% da rede Assai pelo Grupo Pão de Açúcar, o que o torna proprietário integral da empresa especializada no "atacarejo". O total a ser pago pela aquisição é de R$ 175 milhões, sendo que existe a possibilidade de se chegar à R$ 200 milhões. O pagamento deverá ser feito em três parcelas; a primeira, R$ 25 milhões, será quitada nos próximos dez dias; a segunda, também de R$ 25 milhões, será paga em dezembro de 2009, restando para 2011 os outros R$ 125 milhões; sendo que esses valores estarão sujeitos à correção pelo CDI até a data de pagamento. Embora ainda não tenha recebido a aprovação do CADE, a compra do Assai pelo Pão de Açúcar já vem tomando corpo desde 2007 quando o grupo do empresário Abílio Diniz firmou um joint-venture detendo 60% da atacadista. A despeito dos comentários de Diniz, feitos à imprensa, afirmando que o "atacarejo" é um fenômeno passageiro, o Grupo Pão de Açúcar assistiu ao aumento de 2 pontos percentuais na representatividade do Assai em seu total de vendas, apenas comparando os resultados do 1º tri de 2008 com o mesmo período deste ano. O segmento que une atacado e varejo vem ganhando cada vez mais espaço, seja ele decorrente da crise, quando o consumidor passa observar mais o preço da mercadoria e, portanto, opta pelo diferencial oferecido pelo "atacarejo"; ou pela simples inserção da população nos segmentos médios de renda, possibilitando um processo de diversificação na cesta de consumo que fica mais abrangente quanto mais baixo for o preço destes "novos itens". Nesse sentido a "onda passageira" pode carregar o barco por um bom tempo e a consolidação do Grupo Pão de Açúcar nessa atividade mostra que ele está disposto a acompanhar a maré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário