sexta-feira, 3 de julho de 2009

REVIE – Rede de Melhores Práticas para MKT e Vendas


Este artigo foi publicado originalmente em abril de 2009 por Daniela Ramos Teixeira no portal Meta Análise.

Este é o 1º dos artigos da série que Daniela Ramos Teixeira vai publicar, mensalmente, no portal Meta Análise em 2009.

Vamos começar apresentando a REVIE (Rede Valor para Inteligência Empresarial) - a Rede de Melhores Práticas para MKT e Vendas – para os leitores que ainda não conhecem.


O objetivo com essa série de artigos é misturar teoria com prática. Vamos mostrar para as empresas as várias oportunidades que existem, hoje, para que sejam vencedoras num mundo que caminha cada vez mais para práticas colaborativas e interconectadas de negócios. Tudo isso utilizando as melhores práticas em marketing e vendas. Daniela mapeou em torno de 50 melhores práticas aplicáveis à REVIE (Rede Valor para Inteligência Empresarial).


Vamos falar de estratégia, inteligência empresarial, modelos colaborativos de negócios, redes de valor, desenvolvimento de produtos/serviços, parcerias estratégicas, inteligência de clientes, customer experience, web 2.0, melhores práticas para MKT e Vendas, inteligência competitiva etc.


Daniela vai responder a algumas perguntas até o final do ano:

1. O que a Malu Magalhães tem a ver com parcerias estratégicas e modelos colaborativos de negócios?
2. Como fazer a inovação chegar até o produto com uma idéia que a Maria teve e que vai trazer melhorias no carrinho para limpeza com MOP? A Maria é faxineira de uma grande empresa e acha que o carrinho tinha que ter 2 buracos (um de cada lado) e não apenas um. Isso dificulta a limpeza e o trabalho dela.
3. Por que o supermercado do “Seu Jorge Brasil” pode competir com um gigante do varejo?
Algo mais? Para colaborar com esta seção, é só enviar e-mail para

revie@revie.com.br ou postar um comentário no blog http://inteligenciaempresarial-brasil.blogspot.com


REVIE – Rede de Melhores Práticas para MKT e Vendas

O que é a REVIE?

A Rede de Valor para Inteligência Empresarial (REVIE) é uma rede de melhores práticas para MKT e Vendas estruturada em quatro eixos: produtos/serviços, concorrência/mercado, clientes e parceiros.

É uma rede de valor formada pela empresa, clientes e parceiros (fornecedores, distribuidores, provedores de serviços) com o objetivo não só de reunir a informação e integrar os dados, mas de criar e partilhar o conhecimento com um nível de colaboração em que os ganhos e os resultados sejam maximizados.

FIGURA 1



A REVIE é uma rede com o objetivo de agregar valor para as empresas em MKT e Vendas no curto, médio e longo prazos. Por ser uma Rede de Valor para Inteligência Empresarial (REVIE), a colaboração é uma das principais características dessa rede. Colaboração não apenas intra-empresarial, mas envolvendo desde clientes a parceiros/fornecedores. Esta é a principal diferença entre a REVIE e o Business Intelligence (Inteligência de Negócios).

O conhecimento e a colaboração são a base da Rede de Valor para Inteligência Empresarial (REVIE). A inovação e a criação de valor (para os clientes, parceiros, empresa e acionistas) – os resultados.

A Rede de Valor para Inteligência Empresarial (REVIE) vai muito além das ferramentas de Business Intelligence, podendo até mesmo sobreviver sem elas.

FIGURA 2

Para entender melhor a importância da formação de uma Rede de Valor para Inteligência Empresarial (REVIE) para os negócios, é preciso entender alguns conceitos: o que é inteligência empresarial e qual é a diferença entre as Inteligências. No próximo artigo, vamos falar como funciona a REVIE e quais são os benefícios em se construir uma Rede de Valor para Inteligência Empresarial.

A Diferença – Inteligência Organizacional, Inteligência Empresarial, Inteligência Competitiva e infra-estrutura de Business Intelligence (BI)

Como o assunto é relativamente novo, principalmente no Brasil, o mercado, muitas vezes, ainda confunde Inteligência Organizacional, Inteligência Empresarial (Inteligência de Negócios), Inteligência Competitiva e infra-estrutura de Business Intelligence (BI). Faz-se necessário, aqui, esclarecer as diferenças. (Teixeira 2009)

Podemos definir o conceito de Inteligência Organizacional como a capacidade de uma corporação como um todo de reunir informação, inovar, criar conhecimento e atuar efetivamente baseada no conhecimento que ela gerou. (McMaster, 1996)

O emergente conceito de Inteligência Organizacional integra diversos níveis de inte­ligência – individual, de equipe e organizacional – em uma estrutura para criar empresas inteligentes. (Albrecht, 2004)

A Inteligência Organizacional é o somatório dos conceitos de inovação, criatividade, qualidade, produtividade, efetividade, perenidade, rentabilidade, modernidade, inteligência competitiva e gestão do conhecimento. (Rezende, 2006)

Já a
Inteligência Empresarial (Business Intelligence ou Inteligência de Negócios) é a capacidade de uma empresa para capturar, selecionar, analisar e gerenciar as informações relevantes para a gestão do negócio com o objetivo de:

- Inovar e criar conhecimento.

- Reduzir riscos na tomada de decisão e evitar surpresas.

- Direcionar, assertivamente, os planos de negócios e a implementação de ações.

- Criar oportunidades de negócios.

- Apoiar o desenvolvimento de produtos/serviços com uma base de informação confiável, eficiente e ágil.

- Monitorar, analisar e prever, eficientemente, as questões relacionadas ao core business.

- Gerar valor aos negócios.

A Inteligência Empresarial pode ser concebida como o resultado de uma evolução como função híbrida do planejamento estratégico e das atividades de pesquisa de marketing. (Tyson 1988)

Portanto, a Inteligência Empresarial não se limita à tecnologia, assumindo posição de destaque na tomada de decisão estratégica de diversas categorias de usuários como executivos, gerentes e analistas.

Já a infra-estrutura de Business Intelligence (BI) compreende: a extração, data warehouses, data marts e ferramentas para gerenciamento da informação e análise de dados como o data mining.

A Inteligência de Mercado ou Competitiva (IC) é parte da Inteligência Empresarial e engloba, principalmente, informações sobre o mercado e a concorrência.

A Prática X Teoria em Inteligência

A SCIP (Society of Competitive Intelligence Professionals) define Inteligência Competitiva como um programa sistemático e ético para coleta, análise e gerenciamento de informações externas que podem afetar os planos, decisões e operações de uma empresa.

Como a teoria é, muitas vezes, diferente da prática no ambiente empresarial, a área de Inteligência Competitiva acaba abrangendo muito mais do que informações externas (mercado e concorrência), sendo responsável por demandas que incluem desde dados quantitativos e performance de produtos ao mapeamento inteligente de clientes. (Teixeira 2009)

Se levarmos em consideração que o objetivo da Inteligência é transformar informação subjetiva e desagregada em vantagem competitiva para agregar valor aos negócios, é natural que qualquer área possa construir a sua base de Inteligência. Assim, podemos ter não só a Inteligência de Mercado ou Competitiva, divulgada constantemente pela mídia, como também Inteligência de Produtos, Inteligência de Logística, Inteligência de Clientes, Inteligência Financeira e assim por diante. (Teixeira 2007)

É preciso que as empresas enxerguem a “Inteligência” numa visão macro. Há células de Inteligência dentro das empresas; várias delas.

O mercado brasileiro está em processo de evolução em Inteligência de Negócios (ou Inteligência Empresarial).

Nesse sentido, é natural haver estágios de evolução e graus de maturidade diferentes entre as empresas. No Brasil, as mais evoluídas já contam com equipes próprias para identificar e até mesmo criar oportunidades de negócios, utilizando técnicas como cenários analíticos e prospectivos.

Independente do grau de maturidade em que se encontra uma empresa em Inteligência de Negócios (ou Inteligência Empresarial), o importante é a área não focar apenas em ações imediatistas, de curto prazo e colocar na prática o conhecimento adquirido, contribuindo com os tomadores de decisão.

As empresas no Brasil estão bem melhores do que dez anos atrás quando se fazia um trabalho de Inteligência parecido com o de planejamento estratégico ou plano de marketing.

Houve uma profissionalização do trabalho de Inteligência de Negócios (ou Inteligência Empresarial) e uma estruturação das áreas de Inteligência Competitiva e Business Intelligence dentro das empresas com equipes próprias, principalmente, nos últimos 6 anos.

Nos próximos artigos, vamos entender como funciona a REVIE, quais são os benefícios e as principais razões para se construir uma Rede de Valor para Inteligência Empresarial (REVIE) aliada às táticas de guerrilha.

Referências Bibliográficas

- ALBRECHT, K. Um Modelo de Inteligência Organizacional. HSM Management 44, maio-junho, 2004.

- CAVALCANTI, E. P. Inteligência Empresarial e o Sucesso nos Negócios. Artigo apresentado e publicado no ENANPAD 2004. XXVIII Encontro da ANPAD. 2004. http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/BDS.nsf/FDD1B17625E930FB83256F80004FC5BE/$File/NT000A2EBE.pdf

- MCMASTER, M. D. The Intelligence Advantage : organizing for complexity. NEWTON, MA : Butterworth-Heinemann, 1996.

- REZENDE, D. A.; ABREU, A. F. Tecnologia da Informação Aplicada a Sistemas de Informação Empresariais: o papel estratégico da informação e dos sistemas de informação nas empresas. 4 ed. São Paulo : Atlas, 2006.

- TEIXEIRA, D. R. Rede de Valor para Inteligência Empresarial. Revista da ESPM, vol. 16, Edição nº 1, pg. 80-90, janeiro/fevereiro 2009.

- TEIXEIRA, D. R. As Faces da Inteligência : como direcionar a sua organização e definir o perfil profissional. 2007. http://inteligenciaempresarial-brasil.blogspot.com/2008/05/as-faces-da-inteligncia-como-direcionar.html

- TEIXEIRA, D. R. As Inteligências: arsenal de competitividade e conhecimento para vencer a guerrilha empresarial. 2008. http://www.metaanalise.com.br/inteligenciademercado/momento/ponto-de-vista/as-inteligencias-arsenal-para-vencer-a-guerrilha-empresarial.html

- TYSON, K. W. M. Business Intelligence: putting it all together. LEP, 1988.


A Autora

Daniela Ramos Teixeira é especialista em Inteligência Empresarial e Marketing Estratégico, atuando há mais de nove anos nessas áreas. Em 2008, criou o Modelo de Negócios REVIE (Rede de Valor para Inteligência Empresarial) - a Rede de Melhores Práticas para MKT e Vendas. O contato com a especialista pode ser feito pelo email
dteixeira@revie.com.br ou pelo blog http://inteligenciaempresarial-brasil.blogspot.com

Para visualizar TODOS os artigos escritos por Daniela Ramos Teixeira, acesse o blog http://inteligenciaempresarial-brasil.blogspot.com

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