terça-feira, 29 de novembro de 2016

Petróleo e Derivados: Resultado das eleições Norte-Americanas ameaçam plano da OPEP


O resultado das eleições Norte-Americanas, divulgado esta semana, trouxe temor aos mercados globais, devido, em grande parte, não só a imprevisibilidade do candidato eleito, mas também devido ao viés mais protecionista do partido republicano, o que poderá limitar os planos de aumento dos preços do petróleo que a OPEP pretende intensificar. 

A vitória de Donald Trump e com o legislativo norte-americano nas mãos do partido republicano (partido detém maioria no poder legislativo) é esperado um viés mais protecionista nos EUA, o que deverá reduzir o crescimento global e até mesmo, em um primeiro momento, uma queda no próprio crescimento dos EUA, o que deverá afetar consideravelmente a demanda por combustíveis, afetando a produção de petróleo e o plano da OPEP para aumentar os preços da commodity. 

Assim, apesar dos recentes movimentos da OPEP, a estratégia de queda na produção para ampliar os preços começa a ficar comprometida, principalmente se o presidente recém eleito resolver implementar somente uma parte do que foi prometido em campanha. Com isso, os ganhos no faturamento do setor de Petróleo deverá ser bem mais limitado que o esperado.

Analista Responsável pelo Setor: Ricardo Quirino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário