segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Veículos Pesados e Carroçarias: Fabricantes de caminhões avistam recuperação, e categoria de semileves apresenta crescimento extraordinário


O resultado da produção das fabricantes de caminhões até julho indicaram que o “fundo do poço”, ou o patamar mínimo da produção do segmento foi atingido. A trajetória de queda  na produção ainda se mantém, mas já observa-se uma desaceleração dessa retração, e avista-se uma gradual retomada da demanda do setor, haja vista os resultados do último mês divulgado pela Anfavea.

Desde maio, com a posse do presidente interino Michel Temer, o índice de confiança dos investidores na economia vêm apresentando uma elevação, com uma melhora das expectativas em relação ao futuro. No segmento de caminhões, os resultados das vendas de junho e julho comprovam esse movimento, houve um crescimento consecutivo das vendas nesses meses, na comparação com o mês anterior.

No acumulado do ano, a produção acompanha as vendas, mas a queda na produção de caminhões no País foi de 24,5%, abaixo da queda apresentada pelas vendas do segmento na comparação anual (-31%), pois as montadoras vêm desenvolvendo soluções e negociações com sindicatos para enfrentar o nível elevado da ociosidade de suas fábricas.

De janeiro a julho, a produção de caminhões de todas as categorias sofreu redução, exceto a categoria de semileves, essa apresentou um crescimento extraordinário de 59% em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado positivo da categoria pode ser explicado pela substituição de veículos de grande porte, por veículos de menor porte, para garantir fretes com custos menores. A queda da atividade industrial e comercial reduz a demanda e o volume de fretes. Entretanto, a categoria ainda representa apenas 4% do volume total de caminhões produzidos no País.

Analista Responsável pelo Setor: Laís Soares


Nenhum comentário:

Postar um comentário