segunda-feira, 4 de julho de 2016

Comércio Varejista: Cartão próprio colabora com o resultado do setor supermercadista


No acumulado de janeiro a maio de 2016, as vendas em supermercados caíram 0,23% em comparação ao mesmo período do ano passado, demonstrando a continuidade da recessão econômica. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), tal queda já era esperada diante da permanente queda nos índices de confiança e intenção de compras dos consumidores. Diante deste cenário, estratégias de fidelização, como a utilização de cartões próprios, vêm colaborando com a sustentação das vendas.

Programas de fidelidade, cartão de crédito próprio e plataformas de CRM (sigla em inglês para Gerenciamento de relacionamento com Cliente), são as principais estratégias tomadas por pequenos varejistas na disputa pelos clientes com as grandes redes de hipermercados. Segundo um estudo divulgado pela DMCard, os consumidores que aderem ao cartão de crédito próprio das lojas tendem a consumir 55% mais que os clientes que não utilizam este serviço.

A fidelização proporciona informações sobre os clientes que permitem o direcionamento das campanhas promocionais através de plataformas CRM, aumentando a presença dos fidelizados na loja em 33% na média. Ao contrário das grandes varejistas que gerenciam internamente os cartões private label, as pequenas e médias optam por terceirizar este serviço para empresas como a própria DMCard, que apresentou um incremento de 29% no volume financeiro movimentado pelos cartões sob sua gerência em 2015.

Analista Responsável pelo Setor: Robson Poleto

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