quarta-feira, 8 de junho de 2016

Comércio Varejista: Tecnologia e criatividade são ferramentas contra a crise


Diante das expectativas nada animadoras para as vendas no comércio em 2016, os varejistas buscam soluções criativas para causar impacto no consumidor e atraí-lo às compras. No segmento supermercadista, as estratégias alcançam diversas etapas do negócio, desde o setor de compras até a organização das gôndolas.

Uma das maneiras para oferecer boas ofertas aos clientes é conseguir negociar com os fornecedores. Política de descontos, prazos de pagamento, redimensionamento dos lotes de compra são algumas das ações que podem render resultados positivos na otimização dos custos, além de melhorar o giro de estoque. Um custo menor possibilita ações promocionais agressivas, de maneira a atrair o consumidor às lojas e alavancar o faturamento.

Outros pontos importantes são a divulgação das promoções, layout das unidades de venda e a disponibilidade de produtos nas gôndolas. Soluções inovadoras, como cartazes eletrônicos de divulgação, possibilitam maior dinamismo nas lojas, melhorando também a padronização e agilidade na atualização das promoções. Além disso, a utilização de ferramentas de gestão de estoque vinculadas à saída dos produtos nos caixas possibilita acompanhar indiretamente a disponibilidade nas gôndolas, reduzindo o nível de ruptura (quando falta um item na área de vendas que esta disponível no estoque) e elevando a satisfação do cliente – que sempre encontrará o produto que esta buscando.

A aplicação dessas e outras estratégicas melhoram o movimento nas lojas e torna a operação mais eficiente, alavancando os resultados da empresa. Mesmo diante da queda na intenção de compra dos consumidores e da expectativa ruim para a economia no curto prazo, as redes varejistas que buscarem inovar possuem meios para driblar a crise e ainda sair fortalecidas dela, ganhando mercado e escalando posições na liderança do varejo.

Analista Responsável: Robson Poleto


Nenhum comentário:

Postar um comentário