segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Varejo: Black Friday agita o varejo brasileiro



Nesta sexta-feira, 27/11, o comércio em todo o país vivencia o que vem sendo considerado a última grande data do varejo em 2015. A Black Friday, campanha de vendas com altos descontos em vários segmentos, tornou-se uma tradição no Brasil desde 2010, ganhando a confiança do consumidor e apoio de órgãos públicos e privados no combate as fraudes.

O canal de vendas mais utilizado é o online, onde os varejistas se utilizam dos próprios websites ou dos portais especializados em busca e seleção de ofertas. Este ano, algumas redes também estão disponibilizando promoções em suas lojas físicas, ao estilo dos tradicionais “saldões” de janeiro. Com a retração econômica, o comércio busca meios de recuperar a queda 5,1% no volume de vendas, acumulada até setembro deste ano em comparação ao mesmo período de 2014. Ademais, é a última oportunidade de queimar o excesso de estoque e renovar os itens para as festas de fim de ano.

Para o consumidor, por outro lado, é uma ótima chance de antecipar as compras de fim de ano e aproveitar os descontos que chegam a 80%. Diante do cenário pessimista e de incerteza quanto à recuperação econômica em 2016, é a oportunidade das famílias cortarem gastos sem deixar de ir as compras.

Analista Responsável: Robson Poleto

Nenhum comentário:

Postar um comentário