segunda-feira, 29 de junho de 2015

Móveis: indústria moveleira de Ubá cai e deixa cidade à míngua


A redução do consumo e a consequente desaceleração do ritmo de atividade industrial faz vítimas no município de Ubá, na Zona da Mata mineira, principal polo moveleiro do estado. Nos últimos dois meses, pelo menos 6 fabricantes de móveis interromperam as atividades e colocaram na rua mais de 600 trabalhadores. No ano, as demissões somam 1.500 somente no setor.
Fora do estado RS, PR e SP, a cidade mineira de Ubá é uma das poucas que concentra um pólo moveleiro no Brasil, e o fato dela estar passando por dificuldades, demonstrada pela demissão de trabalhadores, já anúncia que o desempenho do setor de móveis em 2015 não será favorável.
Pode-se esperar que a utilização da capacidade instalada caia, como um dos vários reflexos dessa conjuntura negativa que passa o setor em 2015, no entanto, serve de alento destacar que a produção brasileira de artigos mobiliários ainda “encontra escapatória” no mercado externo, com países como os E.U.A. apresentando taxas consistentes de crescimento. Algo a ser relevado pela indústria, a qual já possui uma certa penetração externa nestes países. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário