Redes de varejo informaram ontem que as fabricantes Samsung e LG propuseram reajustes de 2% a 7% em produtos de áudio e vídeo (linha marrom) a ser negociados nos contratos já a partir do mês de janeiro. A escalada do dólar nos últimos meses de 2014, com elevação no preço de componentes, teria pesado nos custos e as empresas dizem que precisam repassar parte do impacto às lojas. Nesse caso, trata-se de recomposição de margem. "A área comercial já foi sondada por dois fornecedores de móveis e dois de televisores, mas não colocaram na mesa um pedido de aumento. Não há muito espaço para reajustar tabela hoje. Vai ser uma briga boa", diz o diretor de uma varejista. As redes observam que o cenário de consumo ainda enfraquecido inviabiliza reajustes de preços da indústria, e poderia levar a perda de participação de mercado das marcas.
Foi apurado que a Whirlpool (Brastemp e Consul)
teria entrado numa queda de braço com a Via
Varejo (Casas Bahia, Ponto Frio), meses atrás, por conta de reajustes em
linha branca (como refrigerador, lavadora de roupa) que não foram aceitos,
inicialmente, pela rede. Esta teria reduzido a compra de linhas da Brastemp e Consul no segundo semestre, gerando malestar entre as partes.
Esses
fatos mostram algumas tendências desenhadas para 2015, cujas vendas devem
reduzir e serem acompanhadas de aumentos de preços para manter a lucratividades
dos fabricantes (em especial a Whirlpool), os quais possuem um poder de
barganha que choca-se também com a capacidade de negociação da Via Varejo, que
não é desprezível. Acredita-se que os reajustes nos preços dos eletrodomésicos
por conta da variações cambiais não sejam tão severos devido às negociações dos
oligopólios envolvendos os fabricantes e varejistas, as quais devam
encaminhar-se para um consenso equilibrado (o aumento dos preços não serão
baixos, mas também não serão altos). Cabe destacar que muitos estabelecimentos
comerciais já realizaram muitas compras em 2014 para ter em estoque produtos
que não sofreram com o aumento do dólar, o que coloca ele na posição de não
aumentar os preços, porém, isso não deve durar muito.
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